domingo, 21 de julho de 2013

A minha 1ª Maratona

 
Eu sabia que um dia ia correr uma Maratona, não sabia era quando.
Nos últimos meses, devido à minha participação no Trail do Almonda (30 Km), aumentei bastante a duração dos meus treinos e fui ganhando confiança em relação às minhas capacidades físicas. Nos dias seguintes à prova, feita em condições muito difíceis, pensei pela primeira vez na Maratona. Comecei a pensar "Se consegui fazer esta prova, se calhar consigo fazer uma Maratona".
Depois de muito pensar nos treinos já feitos e naqueles que ainda posso fazer, na 6ª feira entrei de forma decidida numa agência do BANIF e fiz a inscrição na Maratona Rock 'n' Roll de Lisboa (06.10.2013). Vou correr uma Maratona!!!
Sempre tive muito respeito pela Maratona e agora que me preparo para participar numa, esse respeito ainda é maior. Neste momento ando entusiasmado com planos de treino, nutrição e em ler tudo o que me possa ajudar a concluir a prova em boas condições. Estou também receptivo a conselhos de pessoas que já tenham feito a Maratona.

Sonho com o dia em que termino a Maratona e recebo a respectiva medalha.

Boa semana a todos.

22 comentários:

  1. Grande Vitor..já havia sinais aqui pela nossa blogosfera que tu andavas a "matutar" na participação na Maratona de Lisboa deste ano. Fazes muito bem...é como dizes, a preparação para Almonda é uma excelente base para treinares para a Maratona...e Almonda nas condições deste ano deu-te a certeza que tens força psicológica para ultrapassares as fases difíceis que aparecem durante os 42,195m. Vais conseguir, tenho a certeza. Agora atenção, respeitinho pela distância...tenho um amigo, que é um craque em montanha, neste momento está em 2º no campeonato nacional de montanha em Vet45...faz Ultras sem problema, e Maratonas de estrada já entrou em duas e desistiu em ambas....é completamente diferente. O segredo está na preparação...km nas pernas...e tu tens a vantagem de teres aí uma malta a preparar a Maratona...os longões podem faze-lo juntos, sempre se faz melhor.
    Boa sorte nesse objectivo...cá estarei para acompanhar e a torcer por ti.
    E por fim a minha frase preferida para as maratonas...."o sofrimento é temporal a Glória é eterna"
    Abraço e dá-lhe com força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos.
      Respeito pela Maratona é coisa não falta por estes lados.
      Ontem tinha previsto um treino de 26 km, até aos 21 km não houve problemas, mas a partir daí uma dor no pé esquerdo obrigou-me a andar de vez em quando e os 3 últimos km foram só a andar. É insistir até atingir a Glória:)

      Abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns pela decisão! :)

    Mais um com o seu dia de glória marcado para 6 de Outubro!!!

    Força!

    Um abraço e até domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      O caminho não vai ser fácil, mas a Glória chegará!

      Abraço e até domingo.

      Eliminar
  3. Só tenho a desejar força para esse novo objectivo!!! :)

    Beijinhos e bons treinos, Força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marta.

      Beijinhos e força para o teu objectivo.

      Eliminar
  4. Epá, não estava mesmo nada à espera deste anúncio!!! eheh :P
    Como diz o cartaz, só há uma primeira vez, aproveita bem esta fase!

    Beijinhos e bons treinos. Força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se previa, não era?
      Agora o plano de treinos é a lei.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. PARABÉNS VITOR! Grande decisão!
    Eu sabia que não irias conseguir resistir aos apelos da maratona =)

    Já tens uma base muito boa de preparação e agora com mais treinos longos até Outubro vais ver que vai correr tudo bem e o dia 6 de Outubro será muito especial.
    Eu também sinto um misto de entusiasmo/ansiedade com tudo isto. Não é só o dia da maratona, é o caminho percorrido e as aventuras vividas até ao grande dia.

    Beijinhos e muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os treinos para Almonda é que me deram confiança para avançar.
      Estou com aquele entusiasmo de querer fazer as coisas bem, querer saber tudo o que me possa ajudar a passar a meta.

      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  6. Mais um futuro maratonista, sim senhora. Parabens Vitor.

    Força nesses treinos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Esse é o objectivo, vamos lá ver se consigo.

      Abraço.

      Eliminar
  7. Parabéns Vítor. Agora é treinar com calma e bem, para arrasares no dia 6 de Outubro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago.
      Só quero acabar bem. Estou a investir nos treinos longos.

      Abraço.

      Eliminar
  8. Força Vítor! Excelente decisão!

    Uma maratona é sempre uma ambição para quem corre!

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também uma grande responsabilidade, espero estar á altura.

      Bons treinos!

      Eliminar
  9. Os sonhos...primeiro sonham-se. Depois lutamos para os alcançar e por fim alcançamos. é o que vai acontecer futuro Maratonista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana.
      Vou dar o máximo para concretizar o sonho.

      Bons treinos para mais uma Maratona!

      Eliminar
  10. Parabéns caro atleta, pelo blog e pela decisão de correr a maratona!
    Desejo-te os maiores sucessos!
    Pelo que li, se concluíste o Almonda naquelas condições de temperatura, não vais ter dificuldades de maior na maratona. É só treinar q.b.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Foi o Almonda que me ajudou a decidir, mas tenho muito respeito pela Maratona.

      Bons treinos!

      Eliminar
  11. Mais um! Vocês andam impossíveis!

    Partilho do comentário acima, Vítor: Almonda foi um bom teste.
    Claro que deverás treinar, mas também deverás estar, porque tens motivos para isso, muito confiante!

    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acima de tudo, estou muito entusiasmado.
      Quero treinar bem para não ter problemas em acabar.

      Bons treinos.

      Eliminar