quarta-feira, 1 de maio de 2013

1ª Meia Maratona de Almada

 
Realizou-se no passado domingo a 1ª Meia Maratona de Almada.
Como o meu objetivo neste momento é aumentar a quilometragem, não podia deixar de participar nesta 1ª edição. Além disso, Almada é já ali.
Posso dizer desde já que esta 1ª edição foi um sucesso. Gostei bastante.

Como tinha feito no dia 25 de abril a Corrida da Liberdade, esta Meia Maratona era para correr a um ritmo lento. Ainda por cima, a corrida do 1º de Maio era logo a seguir.
A prova teve o seu início junto à Lisnave e estava tudo bem organizado, com uma separação entre os atletas da Mini e os da Meia Maratona. Nesta primeira parte da corrida vamos em direção à Base Naval do Alfeite, vimos alguns navios e um submarino. Devido ao meu ritmo lento, deu para apreciar o local. Foi agradável.
Agora, passamos pela Cova da Piedade e chegamos ao Parque da Paz. Nos blogues de corrida que leio, várias vezes se falava neste parque e eu estava curioso. Pelo que vi, é um local bonito e muito bom para a prática desportiva. Nesta altura o pelotão já estava bastante esticado, o que até foi bom pois a seguir a corrida passou para uma ciclovia em direção ao Almada Forum. Era a subir e exigiu um pouco mais de esforço, mas como até ali tinha ido nas calmas aguentei bem. Passámos pelo estacionamento subterrâneo do Almada Forum e lá se perdeu o satélite, só por isso é que não gosto destas passagens.
Portanto, até aqui não tive grandes dificuldades.
Mas ia ter agora que nos dirigíamos para o Monte da Caparica. Foi uma subida razoável, logo seguida de uma descida ainda longa em direção à Faculdade de Ciências e Tecnologia. Nesta altura já tinha tomado um gel, o que deve ter ajudado pois estava bem. Estava a gostar muito do percurso, não era monótono.
Damos uma volta na faculdade e começamos a subir em direção a Almada. Estava a sentir-me muito bem e a pensar que tenho de rever o plano de corrida nas Meias Maratonas. Geralmente vou logo a um ritmo mais forte e depois na segunda parte da corrida vou-me abaixo. Desta vez isso não estava a acontecer.
Já em Almada, temos pela frente uma descida longa que fiz a bom ritmo. Eu digo bom ritmo, mas o vento de frente era tão forte que se calhar estava a correr no mesmo sítio. Acabada a descida faltava menos de um km para o final, aumentei o ritmo para ver se baixava das 2 horas. Mas não deu, fiz 2:00:16 e recebi mais uma medalha para a coleção.


Como disse logo no início, esta prova foi um sucesso em termos de organização. O percurso foi o que mais gostei de todas as Meias Maratonas que fiz, muito diversificado e equilibrado. Espero que esta prova seja para manter. Se assim for, para o ano lá estarei.

Continuação de bons treinos a todos.

14 comentários:

  1. Parabéns pelo resultado! Ficam uns a mais, mas são perfeitamente recuperáveis numa próxima Meia Maratona. Quem sabe já em Setúbal dia 12?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver, neste momento quero é fazer muitos km.
      E lá estarei em Setúbal.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Para uma primeira organização, os relatos estão a ser bastante positivos. A prova está de parabéns! E tu também, que ainda te lançaste num sprint final, apesar de ires fazer uma corrida mais calma. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que gostavas desta corrida, o percurso foi muito bem pensado.
      Não estava a ligar muito a tempos, mas as 2 horas estavam já ali...

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Todos nós esperamos que a prova seja para manter. E com tanta crítica positiva, só pode! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ainda não li nada de negativo. Vai haver 2ª edição e com muitos mais atletas.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Parabéns Vítor. Todos os relatos que tenho lido da prova, dizem que foi muito boa. Espero marcar presença no próximo ano.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais gostar, o percurso é o máximo!!!

      Abraço.

      Eliminar
  5. Tu nem digas uma coisa dessas, a prova TEM mesmo de se manter :) Partiam-me o coração se no próximo ano não houvesse Meia de Almada com o mesmo percurso, ou pelo menos muito semelhante.

    Parabéns por mais uma boa prestação e ias "na boa", olha se não fosses. Grande Vitor!

    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa.
      Quando te vi com aquele andamento na FCT tive de me por em sentido, estavas muito forte.
      Não houve nada de negativo por isso de certeza que vai haver 2ª edição.

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Parabéns por mais uma meia maratona. E acima de tudo VIVA O BENFICA!

    Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís.
      Tens de aparecer mais vezes por aqui.
      CARREGA BENFICA!!!

      Abraço.

      Eliminar
  7. Boas Vitor, parabéns (atrasados)...mais uma meia para o curriculo. Esta Meia deve ter sido mesmo especial, com toda a gente a gabar o percurso e a organização.
    Grande Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, esta Meia Maratona teve um percurso nada monótono. Como devia ser sempre. Para o ano lá estarei outra vez.

      Abraço.

      Eliminar