terça-feira, 30 de outubro de 2012

Corrida do Monge 2012


Em Maio deste ano participei na Corrida do Guincho, e desde logo fiquei adepto dos trilhos. Marquei logo no meu calendário os Trilhos de Monsanto, prova que se realizava em Agosto. Infelizmente,e com muita pena minha, esta prova foi cancelada.
Tomei então conhecimento no site Terras de Aventura que havia esta Corrida do Monge, que se realizava práticamente na mesma zona da Corrida do Guincho. Não hesitei e quando chegou a altura fiz a inscrição.
Pois bem, a corrida foi este Domingo e o mínimo que posso dizer é que foi INCRÍVEL !!!
Superou todas as espectativas.
Foi a minha segunda corrida em trilhos mas sei que vou fazer mais.
Quem ainda só correu em estrada não imagina o prazer que é correr na natureza.
Hoje fiz a inscrição no G.P Fim da Europa 2013. Uma corrida muito bonita.

Já conhecia o caminho e rápidamente cheguei ao local da corrida. Levantei o dorsal e como ainda era cedo, fui para o carro ler um jornal desportivo. O Benfica tinha ganho no dia anterior, portanto estava tudo a correr bem.
Quando faltava cerca de meia hora para o início da corrida, coloquei o dorsal e fui para a partida. Esperava encontrar a Corre como uma menina. Não a conhecia pessoalmente, mas já tinha visto umas fotos dela na Meia maratona da ponte Vasco da Gama. Vi uma rapariga que me parecia ela, mas não tinha a certeza absoluta. Fiquei um pouco a olhar discretamente e resolvi arriscar. Era ela mesmo. Estava acompanhada da Isa que eu também só conhecia dos blogues. Duas simpáticas meninas. Acabei por conhecer também o Jorge Branco e o João. O Jorge é um corredor com mais experiência e que gosta de ajudar quem há pouco começou neste mundo das corridas. Ficámos um pouco á conversa.

Começa a corrida e a subida. Os primeiros 4 ou 5 km são a subir e em caminhos mais ou menos largos. De vez em quando lá aparecia uma parte plana mas era por pouco tempo.
O Jorge com o seu passo certinho, desapareceu da nossa vista. Eu, a Rute, a Isa, o João e um amigo dele, acabámos por fazer a corrida juntos.
Dos 5 até aos 9 km (mais ou menos) a corrida foi muito técnica. Passámos por caminhos estreitos e com diversos obstáculos. Foi preciso muita atenção para não dar com o pé ao lado ou ficar preso numa raiz. Estava tudo muito bem sinalizado e ainda havia pessoas a ajudar em alguns locais.Esta parte foi simplesmente espectacular. E não custou muito. O pior vinha a seguir. Segundo uma das pessoas que estava a dar indicações aos atletas, vinha aí a "jeitosa".
Aparece então uma subida colossal ( onde é que eu já houvi isto ? ) que teve, como é obvio, de ser feita a andar.
http://vaicorrerlonge.blogspot.pt/
Mas trilhos é isto mesmo. Foi bom experimentar e ultrapassar novas e grandes  dificuldades.
Passada esta autêntica parede, foi sempre a descer até á meta. O pior estava feito.
O tempo não é o mais importante quando se corre em trilhos. Pelo menos para mim não é.
O importante é estar no meio da natureza e respirar ar puro. E estando em boa companhia melhor.
No final recebemos uma bonita t-shirt, água, sumo, uma macã e um pão com chouriço.
O pão com chouriço estava uma maravilha.

Não tenho fotos porque não levei o telemóvel, e foi pena. Tive bastantes oportunidades de tirar fotos á bonita paisagem. Na próxima corrida de trilhos já não cometo esse erro.

Gostei de conhecer as pessoas que referi anteriormente e de certeza que nos vamos encontrar por aí numa corrida.

Boa semana e bons treinos para todos.


domingo, 21 de outubro de 2012

Corrida do Tejo 2012

 
Esta prova foi uma das primeiras que fiz desde que me iniciei nas corridas.
E desde essa altura nunca faltei a nenhuma edição. É uma corrida muito bem organizada e que tem sempre uma participação muito elevada. Além disso, o percurso é de uma beleza extraordinária. Ter a possibilidade de correr 10 km junto ao mar é um aliciante que poucas corridas podem oferecer. Não podia faltar.
Durante a semana treinei pouco, corri na Segunda e na Terça. Senti-me um pouco em baixo e resolvi não forçar.
No Sábado  de manhã fui levantar o dorsal e acabei por fazer um treino muito lento de 40 minutos. Não costumo correr na véspera das corridas mas desta vez abri uma exceção.
Hoje, cheguei a Algés já passava das 9 horas e tive muita dificuldade em estacionar.
A previsão do tempo apontava para períodos de chuva e algum vento. E realmente choveu um pouco na hora anterior à corrida. Felizmente na altura da partida o tempo estava muito bom, não chovia e a temperatura estava ótima para correr.
Este ano a t-shirt foi preta, como que a dizer que em Portugal a coisa está negra.
Será que eu tinha algum plano de corrida para hoje? Claro que não. Era como de costume, ver como me sentia e correr em conformidade.
Gosto de correr com tempo fresco, as minhas melhores marcas foram obtidas assim.
Conhecendo o percurso, sabia que tinha que ter cuidado com as subidas ao km 3 e ao km 8, o resto era de dificuldade média.
E assim fiz, senti-me bem e corri a um ritmo que eu considero bom.
Não choveu, mas por pensar que podia chover, não levei o mp3. Às vezes penso que sem a música controlo melhor a respiração. Mas na maior parte das corridas não dispenso a música.
Apesar de não ter nenhum plano de corrida, nas últimas corridas tenho tentado fazer uma marca abaixo dos 55 minutos. Ao passar os 8 km, começo a fazer as tais contas de cabeça e vejo que ainda é possível. Dou o máximo que posso e acabo com um tempo de 53:08.
A minha melhor marca do ano aos 10 km.
Estou um pouco mais magro, por isso as marcas tem melhorado ultimamente.
A medalha não tinha muita qualidade, mas em contrapartida quando cheguei ao carro já lá tinha uma mensagem com o meu tempo e classificação. Fica sempre bem.
Por ter estacionado o carro longe  e por ter chovido um pouco antes da partida, desta vez não tenho fotografias.

Para a semana temos a Corrida do Monge.
Boa semana para todos e bons treinos.





segunda-feira, 15 de outubro de 2012

2ª Corrida Sporting


Realizou-se no Domingo a 2ª Corrida Sporting.
Uma corrida muito bem organizada e que teve a participação de cerca de 5000 atletas.
Houve uma corrida para crianças e a prova dos 10 km.
Tanto a corrida do Benfica como esta corrida do Sporting, fazem falta à cidade de Lisboa.
Apesar do futebol ser a modalidade mais importante nestes Clubes, os seus dirigentes tem que olhar para eventos deste tipo. Eventos que levem as pessoas a fazer desporto. Tenho a certeza que no Domingo houve pessoas que só participaram porque era a "sua" Corrida. È aquele sentimento de pertença a uma Instituição de que se gosta. O mesmo se passa na corrida do Benfica.
Quem gosta de correr não quer saber que Clube organiza a corrida. Por isso, apesar de eu ser Benfiquista, fui um dos participantes. E sou totalista da prova.

O percurso era relativamente fácil. Só nos túneis do Campo Grande e de Entrecampos a dificuldade aumentava um pouco.
Tinha o objectivo de fazer um tempo abaixo dos 55 minutos. Neste momento não é fácil para mim.
Mas sentia-me bem e ía tentar.
Comecei a corrida na cauda do pelotão, e como tal passei os primeiros três quilometros a ultrapassar o pessoal mais lento.
A temperatura estava boa para correr. Mantive um ritmo bom até aos sete quilometros, aí comecaram as primeiras queixas das pernas. Fui forçado a abrandar um pouco.
Ao km oito vi que ainda estava dentro do tempo pretendido, como tal apertei mais um pouco a ver se aguentava. E aguentei. Atingi o objectivo com o tempo de 54:06 .
A corrida acabou dentro do estádio, mais um incentivo á participação das pessoas.
Nunca vi um jogo naquele estádio, mas graças á corrida, já estive lá dentro duas vezes.
Recebemos uma medalha de muito boa qualidade e várias bebidas.
Resumindo, esta é uma corrida para continuar a participar.
Aqui fica o link para as fotografias que tirei:

Fotografias da 2ª Corrida Sporting

Para a semana temos a Corrida do Tejo. É uma corrida bonita, mas também das mais caras. Por agora ainda vai dando para entrar, em 2013 logo se vê.

Fiquem bem e façam desporto.
  

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Corrida do Aeroporto

 
Neste domingo, havia duas corridas em Lisboa. Que eu tivesse conhecimento.
A Corrida da Água e  a Corrida do Aeroporto. A corrida da Água tinha o aliciante de passar pelo Aqueduto das Águas Livres e em relação á do Aeroporto, já tinha participado o ano passado. A ideia este ano era passar pelo Aqueduto. Ainda não foi desta. Como moro relativamente próximo do Aeroporto, optei mais uma vez por ir ver os aviões.


Tinha pensado acordar ás 7 horas para fazer tudo nas calmas. Acordei ás 7h45.
Bonito. Queria estar ás 8 horas no  terminal de carga para levantar o dorsal e ter um bom lugar no parque de estacionamento. Seria mais fácil tirar o carro no final da corrida.
Preparei-me o mais rápido possível e fui a comer pelo caminho. Não gosto de fazer as coisas assim.
Chego ao local ás 8h20 e o parque está quase vazio. Queres ver que foi tudo á Corrida da Água. Vou levantar o dorsal e a t´sirt técnica. Quando venho, o parque já está meio cheio. Assim está bem.
Depois de algum stress, agora estava tudo calmo.
Gosto de fazer planos, mas quando algo corre fora do previsto, também sei adaptar-me.
Entretanto aproveito para tirar umas fotos. Se soubessem o tempo que perdi para tirar a foto acima. Cada vez que preparava a câmera o avião desaparecia. Mas lá consegui.
Faço um pequeno aquecimento e vou para a partida. Saboreio um cubo de marmelada.
A corrida era de 9 km por isso ía ser rápida. A ideia não me agradava muito. Depois da Meia Maratona Rock ´n´ Roll Lisboa só tinha feito dois treinos e não sabia como ia reagir.
Mas também sei por experiência própria, que o corpo reage conforme lhe apetece. Ás vezes o que parece não é.
Aos três quilometros dá para ver que estou num dia sim. Estava com um ritmo de 5:10 ao km. Será que ía aguentar ?.
Esta corrida tem um percurso engraçado. Passamos pela pista de atletismo que tem o nome de um grande Sportinguista e desportista, a pista Mário Moniz Pereira. É uma sensação muito boa passar do alcatrão para o tartan da pista. Parece que voamos.
Ainda ía bem. Entretanto chegamos á Quinta das Conchas. Muitos velhotes a passear, crianças a jogar á bola, outras pessoas nos bancos a ler. E aparece a malta das corridas. Depois da surpresa inicial surgem os aplausos. É um bom sítio para treinar. O piso é de terra com zonas planas e zonas com inclinação razoável, tudo no meio de arvoredo. Qualquer dia faço lá um treino.
Continuando com a corrida, aqui surgem as primeiras dificuldades. Como seria de esperar, dada a inclinação do terreno. Nesta altura falta cerca de 1,5 km para o final. Cerro os dentes e tento aguentar-me. Quando saímos da Quinta, o terreno passa a ser praticamente plano. Recomponho-me e tento acelarar para a meta. Na parte final existe uma descida que é feita em bom ritmo.
Acabo por fazer o melhor tempo ao km, 4:53. E a marca final não é nada má para mim, 49:22. Sinceramente não esperava que o corpo correspondesse tão bem.
Mais uma medalha para a coleção.
Depois de comer uma banana, volto para a meta e tiro mais algumas fotos. Ainda não dava para tirar o carro.
No link a seguir podem ver todas as fotos que tirei.

Fotos Corrida do Aeroporto

Nas próximas semanas vai haver corridas todos os Domingos, como eu gosto.
A seguir vem a Corrida do Sporting.

Boa semana e bons treinos.
 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mais uma Meia Maratona concluída


Por mais corridas que tenha feito, fico sempre ansioso que chegue o dia da próxima.
Sinto-me muito bem ao saber que consigo fazer parte do pelotão das corridas.
E desta vez não foi diferente, ainda por cima sendo uma meia maratona e com muitos milhares de atletas.
Não treinei de forma a fazer um grande tempo, eu sabia disso. Mas estava confiante que faria uma marca entre 1h55 e 2h, que tem sido o meu habitual.
Na véspera deixei o equipamento todo preparado para não haver stress.
Dormi bem e tomei o pequeno almoço do costume. 
Já na  estação de serviço da rotunda do relógio, tomei um café e comprei um jornal desportivo para me entreter na ponte. Só numa situação como esta é que compro jornais desportivos.
Às 8h45 estacionei o carro e dirigi-me para a Gare do Oriente que estava a cerca de 500 m.
Fui sozinho, mas na Gare dei uma volta a ver se conhecia alguém. Impossível, no meio de tanto amarelo. Entrei num autocarro já cheio e fiz a viagem de pé. Burro, podias ter esperado pelo próximo.
No autocarro deu para perceber que havia muito estrangeiro para correr a meia maratona. E também que muita gente tem aversão a água.
 Já na ponte andamos cerca de 10 minutos até chegar-mos à zona de partida e é esse o nosso único aquecimento. Se não houvesse separação entre os atletas da mini e os da meia não participava. É muita confusão.
Como disse, levei o jornal e entretive-me a ler até ao início da corrida.
O speaker da prova era irritante. Ainda bem que a corrida começa, pois não aguentava mais o gajo.

Não faço grandes planos para durante as corridas. Tinha pensado ir nas calmas até aos 10 km e logo via como me sentia nessa altura. Queria simplesmente fazer menos de 2 horas.
Posso então dizer que até meio da prova não tive dificuldades. Geralmente os meus treinos são de cerca de 10 km.
Tomei um gel e fui bebendo água sempre que havia abastecimento. Estava um dia quente.
Levei o mp3 com música seleccionada nos dias anteriores. Em meias maratonas não passo sem música, de preferência rock. Durante a corrida, algumas bandas iam actuando para a malta.
Na preparação para esta meia só fiz dois treinos mais longos, de cerca de 15 km. E senti na prova, que devia ter feito mais alguns. 
A partir dos 14 km aparecem as primeiras preocupações. As pernas começam a ficar cansadas e o ritmo desce para 6:15 o km. A respiração estava boa mas as pernas não. Vi que assim não ia conseguir baixar das 2 h.
Tento esforçar-me um pouco mais, mas as pernas não respondem. Deixei-me ir àquele ritmo. Não havia nada a fazer. Aos 18 km estive para parar um pouco  mas aguentei.
Chego aos 19 km e nessa altura sei que o objectivo das sub 2h já era. Mas também sei que vou conseguir acabar mais uma meia maratona.
E assim, foi com muito sacrifício que cortei a meta em 2h03m. Tinha um sentimento misto de dever cumprido e de orgulho.
A medalha é a mais bonita que recebi até hoje. Mais orgulhoso fiquei.


O que eu detesto nestas provas de muita gente é o depois de cortar a meta. Junta-se muita gente e ficamos ali parados depois de 21 km. Não devia ser assim. Mas admito que é complicado controlar tantos atletas.
Estou a fazer alongamentos, quando começa o concerto dos Xutos.
Aproximo-me e acabo por assistir a 5 músicas. Espectacular como de costume. Ainda estão ali para as curvas.
Não assisti ao concerto todo porque depois daquele sofrimento o estômago começou a dar voltas e tive que ir ao carro comer qualquer coisa. Já não tive forças para voltar.
Fui para casa e nessa tarde dormi uma grande sesta. Estava a precisar.

Para a semana temos a corrida do Aeroporto. São cerca de 9 km.
Espero que o Vitor Gaspar me deixe continuar a entrar em corridas.

 Bons treinos para todos.