segunda-feira, 30 de abril de 2012


CORRIDA DO BENFICA 


Ontem realizou-se a 7ª Corrida do Sport Lisboa e Benfica.
Como sabem, recentemente  tive uma lesão que não me deixou treinar durante quase duas semanas. Já regressei aos treinos, embora ainda com cuidado.
Por isso não participei na corrida da Liberdade no dia 25 de Abril.
Mas tinha que participar na corrida do meu Clube, o Glorioso SLB.
A minha ideia era começar devagar e ver como estava o pé. Se estivesse bem, aumentava um pouco o ritmo. Queria tentar fazer um tempo abaixo dos 60 minutos.
Como a corrida era ás 11 horas e eu não moro muito longe, cheguei em cima da hora.O costume. Se fosse fora de Lisboa e tivesse início as 10 horas, estava lá uma hora antes.
Muita gente. Milhares de pessoas na zona da partida. Para a corrida dos 5 km e para a dos 10 km. 
Fiz um pequeno aquecimento de 10 minutos. Já não foi mau.
Como previsto, comecei devagar. Aparentemente estava bem. Senti uma enorme alegria por não estar a sentir dor. Cerca dos 3 km entrámos no estádio. Os gritos de SLB, SLB do costume. Este ano não estava com grande vontade de gritar. Lembro-me que o ano passado também não. Bem, não interessa.
Ao entrar no estádio, perdi o sinal de satélite.Já não ia ter a leitura correta dos km. Desapareceram cerca de 300 metros.
Até agora não me estava a ressentir da falta de treino.
Houve muitos abastecimentos. Quase de 2 em 2 km. Aproveitei todos, pelo menos para refrescar a cara e o pescoço.
Ia a um ritmo de mais ou menos 5:30 km. Aos 5 km começo a notar os primeiros indícios que era melhor abrandar.
Aos 6 km ( +- ) aparece uma subida e o tempo km também sobe. Mas o pior estava para acontecer.
Começo a sentir uma pequena dor no pé. Mau.
Felizmente não parecia estar a aumentar. Mesmo assim abrandei um pouco para ter uma noção mais exacta do problema.
A seguir veio uma descida e aumentei novamente o ritmo. O pé parecia estar a aguentar.
Ao olhar para o relógio verifiquei que era possível obter um tempo abaixo dos 60 minutos.
Continuo com o mesmo ritmo quase até ao final. A excepção é a parte final em que encontramos os atletas dos 5 km. Alguns deles a andar. Houve um pequeno congestionamento. 
Um último esforço e passo a meta em 57:18. Objectivo atingido.
Entretanto começa a cair uma carga de água. Abriguei-me junto ás bilheteiras e ali fiquei cerca de 15 minutos até abrandar. O pé começou outra vez a doer um pouco.
 Até ao final do dia a dor desapareceu.
 Hoje durante o dia não me doeu.
Estou inscrito na corrida do 1 de Maio. São 15 km. Ainda estou a pensar se vou.
Vai depender de como estiver de manhã. Mas se bem me conheço, vou acabar por participar. Espero não piorar a situação.


Depois conto se fui e como correu.

2 comentários:

  1. De facto, os abastecimentos foram um ponto muito positivo. Três em 10km, acho que foi inédito, mas antes a mais do que a menos!
    E concordo ctg na confusão do km9, com a junção das duas provas.

    Bem, espero que não "piores a situação" hoje.

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Correu tudo bem. Agora está a doer um pouco, mas nada de especial.

    ResponderEliminar